SID

Ensaio geral para as olimpíadas de Pyeongchang 2018 passa no Eurosport

Ensaio geral para as olimpíadas de Pyeongchang 2018 passa no Eurosport
By Eurosport

A um ano do início dos Jogos Olímpicos de Inverno 2018 na Coreia do Sul, o Eurosport emite o derradeiro teste para muitos dos atletas que pretendem conquistar medalhas. Em fevereiro realizam-se os Campeonatos do Mundo de Esqui Alpino, Esqui Nórdico e Biatlo - que reúnem a “nata” dos atletas de desportos de inverno – e o canal dá total destaque às competições.

Quem será o melhor na sua disciplina? Que nações têm a preparação mais avançada? Quem será a grande revelação? Quantas medalhas mais podem conquistar os favoritos para juntar ao currículo? A resposta a estas questões pode ser vista no Eurosport. O canal conta com a equipa de especialistas João Paulo Freitas (Esqui Alpino), António Lopes (Esqui de Fundo), Vasco Simões (Saltos de Esqui), Miguel Roriz (Combinado Nórdico) e Luís Lopes (Biatlo).

Campeonatos do Mundo de Esqui Alpino

6 a 19 de fevereiro

Fevereiro é o mês mais importante do calendário para a maioria dos esquiadores. É nessa altura que se realizam os Campeonatos do Mundo de Esqui Alpino. A cidade suíça de St. Moritz recebe a competição pela quinta vez, entre os dias 6 e 19 de fevereiro, naquela que é a 44.ª edição dos Mundiais.

Os atletas lutam pelas medalhas nas disciplinas individuais masculina e feminina de “Downhill”, “Super-G”, “Slalom Gigante”, “Slalom” e “Super Combinado”. Existe ainda uma competição de equipas nacionais com várias eliminatórias até à final.

O Eurosport – Casa dos Jogos Olímpicos – dará uma ampla cobertura do evento com a transmissão em direto de todas as provas e de vários programas de análise, bem como reportagens sobre a modalidade.

Ski Jumping - Lillehammer : HS 138

Ski Jumping - Lillehammer : HS 138Eurosport

22 de fevereiro a 5 de março

A cidade de Lahti recebe os Campeonatos do Mundo de Esqui Nórdico, entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março, pela sétima vez na sua história (1926, 1938, 1958, 1978, 1989 e 2001). A organização do evento coincide com centésimo aniversário da Declaração de Independência da Finlândia, pelo que haverá muita festa para lá da competição. Durante 12 dias, mais de 700 atletas de saltos de esqui, combinado nórdico e esqui de fundo (cross country) competirão em mais de 21 disciplinas diferentes. A afluência está garantida. De acordo com a organização, foram vendidos ou reservados mais de 100.000 bilhetes.

Campeonatos do Mundo de Biatlo

8 a 19 de fevereiro

A 49.ª edição dos Campeonatos do Mundo de Biatlo será realizada na cidade austríaca de Hochfilzen, entre os dias 8 e 19 de fevereiro. O Vale de Pillersee, na região do Tirol, dispõe de mais de 100 quilómetros de pistas e, para este evento, o investimento foi enorme: a organização gastou cerca de 20 milhões de euros em projetos para melhorar e dinamizar o Centro de Biatlo de Hochfilzen.

Nestes mundiais haverá um total haverá 11 competições medalháveis: sprint, perseguição, partida individual, partida em massa e estafetas masculina, feminina e mista. Ao contrário dos Campeonatos dos Mundo de Esqui Alpino e Esqui Nórdico, estas provas serão pontuáveis para a temporada da Taça do Mundo.

Biathlon ECH - Poland: Women's pursuit

Biathlon ECH - Poland: Women's pursuitEurosport

Universíadas

29 de janeiro a 8 de fevereiro

As Universíadas de inverno são os Jogos Olímpicos dos estudantes universitários. O critério é mesmo esse. Para poderem competir, os atletas, entre os 18 e os 28 anos, têm, obrigatoriamente, de frequentar o ensino universitário. Apesar disso, muitos desses atletas já competem com regularidade nas provas da Taça Continental ou Taça do Mundo, nas respetivas modalidades.

A cidade de Almaty recebe de 29 de janeiro a 8 de fevereiro os melhores atletas desta categoria e o Eurosport dedicará também várias horas de emissão nos seus canais.