Eurosport

Começa mais uma época do WTCC no Eurosport

Começa mais uma época do WTCC no Eurosport

Tiago Monteiro (Honda) apresenta-se como um dos grandes candidatos ao título na 13.ª temporada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), que arranca este sábado, em Marrocos.

Num plantel de 16 pilotos, há equipas oficiais da Honda e da Volvo, aos quais se juntam estruturas privadas com carros da Citroen e Chevrolet, mas também da Honda.

O WTCC 2017 conta com 10 jornadas (duas corridas cada), iniciando-se em Marraquexe (Marrocos), nos dias 8 e 9 de abril. A novidade do ano é o regresso de Macau e a estreia do Ningbo International Speedpark como palco da jornada chinesa.

Desde 2005, apenas cinco pilotos conquistaram o título mundial: Yvan Muller (4), Andy Priaulx e José Maria Lopez (3), Gabriele Tarquini e Robert Huff (1).

TIAGO MONTEIRO CANDIDATO AO TÍTULO

Tiago Monteiro, que está no WTCC desde 2007 e foi terceiro classificado no Mundial de Pilotos no ano passado, apresenta-se como um dos grandes candidatos à vitória final. O português tem como parceiros na equipa oficial da Honda o húngaro Norbert Michelisz e nipónico Ryo Michigami. Na equipa Polestar Cyan Racing, há este ano três Volvo S60, mantendo-se o sueco Thed Björk, sendo as novidades o argentino Néstor Girolami e holandês Nicky Castburg.

Nas equipas privadas, o destaque vai para o Citroën C-Elysée da Munnich Motorsport, entregue ao campeão WTCC 2012, Robert Huff. Apesar da saída da equipa oficial, que deixa campeonato “órfão” do tri-campeão, José Maria Lopez, os carros franceses continuam muito competitivos. Por essa razão, também os três Citroën inscritos pela equipa Sebastien Loeb Racing são candidatos às vitórias, guiados pelo marroquino Mehdi Bennani, o inglês Tom Chilton e corso John Filippi.

A ROAL Motorsport mantém o Chevrolet Cruze entregue ao holandês Tom Coronel, havendo um segundo Cruze para o argentino Esteban Guerrieri, inscrito pela Campos Racing.

Interessante é também a presença de “dinastias”: o francês Aurélien Panis, filho do ex-piloto de F1, Olivier Panis, estreia-se com um Honda da Zengö Motorsport, tal como acontece com o também gaulês, Yann Erhlacher, sobrinho do tetra-campeão, Yvan Muller, que vai utilizar um Lada Vesta da RC Motorsport.

O Eurosport emite a primeira jornada do ano em direto de Marraquexe. No Sábado, 8 de abril, às 15h15, haverá lugar à qualificação, logo seguida do MAC3, no Eurosport 2. No domingo, 9 de abril, o Eurosport 1 dá-lhe as duas corridas, a partir das 16h30. Os comentários estarão a cargo de João Carlos Costa e Duarte Félix da Costa.