Diego Rosa foi o vencedor da quinta etapa da Volta ao País Basco, esta sexta-feira, no dia em que Sergio Henao (Sky) subiu à liderança da geral.
Na tirada rainha da prova, de 159 quilómetros, com partida de Orio e chegada a Arrate, o ciclista italiano da Astana conseguiu escapar-se bem cedo e percorreu os últimos 100 quilómetros da prova sozinho, sem ser incomodado pelo pelotão, que chegou a ter mais de seis minutos de atraso.
Já perto da meta, começaram as movimentações no pelotão com vista à classificação geral: Alberto Contador (Tinkoff) atacou e o único que foi capaz de o acompanhar foi Sergio Henao.
Ciclismo
Muito mais ciclismo feminino em 2022 e a Volta a França para coroar a aposta Eurosport
15/10/2021 AT 17:04
Wilco Kelderman, que chegou à etapa de hoje como líder da geral, ficou para trás e acabou por terminar fora do top 10, oferendo a liderança a Henao, que foi terceiro na etapa, seguido de Contador.

Sergio Henao

Image credit: Imago

Contador e Henao chegaram a mais de 3 minutos de Diego Rosa, que passou a linha da meta de uma forma original: saiu da bicicleta e levou-a na mão.
"Vim das bicicletas de montanha e estava a pensar nesta situação: pela primeira vez ia terminar em primeiro e sozinho e iria segurar na bicicleta. Tive alguns problemas porque a meta era numa descida e tive de travar”, confessou o ciclista da Astana à chegada.
Henao e Contador estão agora separados por apenas seis segundos na classificação geral, antes do contrarrelógio deste sábado, na última etapa da prova. Mas Thibaut Pinot (FDJ) também está na perseguição dos homens da frente, estando na terceira posição, a 10 segundos do líder.
Rui Costa terminou a etapa no nono lugar e caiu para a mesma posição na classificação geral. O ciclista português da Lampre cortou a meta a 4.15 minutos de Rosa e está a 1.09 minuto de Henao.
Ciclismo
Grandes provas de ciclismo durante toda a semana
06/10/2021 AT 19:13
Ciclismo
Paris-Roubaix, o Inferno do Norte, está em dose dupla no fim de semana em direto no Eurosport
30/09/2021 AT 11:17