Chegou a altura das Clássicas das Ardenas, um conjunto de três corridas de de grande prestígio e história, disputadas anualmente no mês de abril nas regiões das Ardenas, na Bélgica, e Limburgo, na Holanda. Começam sempre com a Amstel Gold Race, na Holanda. Seguem-se as corridas belgas La Flèche Wallonne e Liège-Bastogne-Liège.
Em 2004, o italiano David Rebellin conseguiu a tripla inédita. Um feito igualado apenas em 2011 pelo belga Philippe Gilbert. No passado, outros ciclistas como Danilo Di Luca, Michele Bartoli, Eddy Merckx e Bernard Hinault já tinham obtido vitórias nas três provas, mas em anos diferentes. Merckx continua a ser o ciclista com maior número de vitórias nas Clássicas das Ardenas, num total de 10.
Amstel Gold Race
Ciclismo
Camisolas arco-íris em jogo nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada
17/09/2021 AT 12:18
15 de abril
É a primeira das “Clássicas das Ardenas” e a mais recente das três, tendo-se estreado em 1966. A Amstel Gold Race nasceu a partir da vontade dos organizadores terem uma prova que competisse com os “Monumentos” de Itália e da Flandres. A referência Amstel Gold, que dá o nome à prova, está relacionada com a marca de cerveja que patrocina o evento.
O pelotão cumpre várias voltas num circuito em Limburgo, sendo a partida dada em Maastricht. A chegada acontece cerca de 260 km depois em Valkenburg. O “empedrado” dá lugar a uma série de subidas, num total de 34. Cauberg, uma rampa de 1200m com um grau de inclinação máximo de 12%, em Valkenburg aan de Geul, é o principal ponto de atração e marca o final da prova. O percurso tem muitas lombas, rails, ilhas, obstáculos esses que podem gerar quedas graves e tem gerado muitas críticas.
Com cinco triunfos, o holandês Jan Raas detém o recorde de vitórias na Amstel Gold Race (1977, 1978, 1979, 1980 e 1982). Em 2017, o belga Philippe Gilbert triunfou pela quarta vez na carreira e tem a possibilidade de igualar o feito de Raas caso volte a ganhar a Amstel Gold Race.
La Flèche Wallonne
18 de abril
A segunda das “Clássicas das Ardenas” tem mais história que a Amstel Gold Race, tendo a primeira edição sido realizada em 1936. A corrida acontece na região da Valónia, na Bélgica. O percurso tem variado ao longo da história, passando por cidades como Tournai, Liège, Mons, Charleroi, Verviers, Spa ou Huy.
A 82.ª edição da Flèche Wallone parte de Seraing e, após 198,5 km, termina em Huy. Antes da meta, os ciclistas terão de cumprir várias voltas a um circuito nos arredores da cidade, terminando com a duríssima subida ao Mur de Huy. Também conhecida como o Caminho das Capelas, trata-se uma rampa de 1300m com uma inclinação média de 9.3%, chegando a ter 26% na sua zona de máxima dificuldade.
O espanhol Alejandro Valverde venceu a Flèche Wallone em cinco ocasiões, as últimas quatro de forma consecutiva, e é o recordista da prova belga.
O calendário das Clássicas das Ardenas termina a 22 de abril com a Liège-Bastogne-Liège que terá igualmente transmissão no Eurosport.
Ciclismo
Começa uma nova época do PGA Tour para seguir no Eurosport
15/09/2021 AT 17:13
Ciclismo
Volta ao Luxemburgo com João Almeida abre semana de muito ciclismo no Eurosport
14/09/2021 AT 11:04