Chris Froome dispensa apresentações. Em 2013 o britânico da Sky venceu a Volta à França e este ano apresenta-se como um dos principais candidatos a vencer a edição 102º da prova de ciclismo mais importante do calendário do World Tour. A concorrência é de peso e é esperada uma luta titânica pela camisola amarela mas, para Froome, este é o grande objectivo da época:
“Estou extremamente empolgado com a Volta à França deste ano. É o maior evento no calendário para os ciclistas profissionais. É quase como se tivéssemos os Jogos Olímpicos todos os anos.”, explicou Froome
A Volta à França arranca no próximo dia 4 de Julho em Utrecht, na Holanda, mas Froome espera que a verdadeira luta pela camisola amarela só comece na etapa 10 com a chegada dos Pirinéus. A primeira semana da “Grand Boucle” será das mais exigentes dos últimos anos e o regresso do “pavé” traz à memória um dos piores dias em cima da bicicleta para Froome: é que o britânico viu as suas aspirações à vitória no Tour irem por água abaixo quando, há 12 meses, sofreu uma queda na etapa 5, mesmo antes de um dos sectores de “pavé”, e foi forçado a abandonar a prova.
Ciclismo
Semana de Ciclismo em dose dupla para seguir no Eurosport
YESTERDAY AT 14:45
“Froomey”, como é conhecido pelo colegas, conta com quatro vitorias em etapas no Tour no palmarés, mas este ano o britânico está exclusivamente concentrado em subir à posição mais alta do pódio nos Campos Elísios. Uma vitória em etapas seria, naturalmente, bem-vinda mas erguer os braços sobre a linha de meta é secundário e não uma prioridade.
"Para ser honesto não estou preocupado com a vitória nas etapas individuais, estou mais concentrado em correr para a classificação geral e tentar conquistar a camisola amarela.”, disse Froome

Chris Froome (Sky) contre Tejay Van Garderen : le duel du Dauphiné 2015

Image credit: Panoramic

A vitória no Critérium do Dauphiné há poucas semanas, onde competiu lado a lado com Vincenzo Nibali, vencedor da edição do ano passado do Tour, deu motivação acrescida ao chefe de fila da Sky: “Penso que as sensações são fantásticas no seio da equipa. Todos estão em grande forma e motivados para a prova.”, revelou.
Alberto Contador, Nairo Quintana e Vincenzo Nibali. Para Froome estes serão os seus principais rivais na luta pela conquista da amarela.
“Penso que o Alberto Contador será sem dúvida um dos meus principais rivais na Volta à França deste ano. O Nairo Quintana, que nunca venceu o tour, tem uma boa oportunidade, assim como o Vincenzo Nibali, vencedor do ano passado”, afirmou o britânico de 30 anos.
O mano-a-mano entre Chris Froome e Alberto Contador, tão aguardado no Tour 2014, vai ter um segundo “take” mas vai ser apimentado pela presença de Nairo Quintana. O palco é o mesmo mas os protagonistas vão ter a concorrência de um terceiro rival de peso: Nairo Quintana. O exímio trepador colombiano, segundo classificado no Tour 2013 atrás Froome, vai liderar a Movistar e será um dos grandes protagonistas na luta pelo pódio.

Alberto Contador, Chris Froome and Nairo Quintana (Imago)

Image credit: Eurosport

O italiano Vincenzo Nibali fez um início de temporada discreto, mas ninguém duvida que o italiano da Astana vai querer impor a lei do mais forte e repetir o triunfo obtido o ano passado.
O português Rui Costa, o norte-americano Tejay Van Garderen e o espanhol Joaquim Rodriguez podem não recolher o favoritismo das casas das apostas, nem o destaque por parte de Froome, mas todos têm argumentos para bater o pé aos “quatro magníficos” que, à partida, serão os grandes protagonistas do Tour este ano.
A Volta à França 2015 promete ser uma das edições mais renhidas e espectaculares dos últimos anos. A elite do ciclismo mundial vai estar reunida no palco dos sonhos e as emoções estão ao rubro. Chris Froome, o britânico nascido no Quénia, está determinado em sobreviver até ao último acto e chegar à cidade luz vestido de amarelo.
Ciclismo
Camisolas arco-íris em jogo nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada
17/09/2021 AT 12:18
Ciclismo
Começa uma nova época do PGA Tour para seguir no Eurosport
15/09/2021 AT 17:13