Eurosport

Ti Amo! O Giro d'Itália 2019 sai para a estrada!

Ti Amo! O Giro d'Itália 2019 sai para a estrada!
By Eurosport

The 06/05/2019 at 10:50Updated The 06/05/2019 at 10:54

Não perca o Giro d'Italia de 11 de maio a 2 de junho em exclusivo no Eurosport e Eurosport Player.

Maio é o mês do Giro d’Italia, a primeira Grande Volta do calendário mundial. Em 2019, a mítica competição cumpre a sua 102.ª edição e Itália volta a vestir-se de rosa para o que será uma grande festa. A legião de fãs da modalidade vai desfrutar de muita emoção e de enormes lutas pela hegemonia no pelotão, ao longo de três semanas recheadas de muita ação. O Eurosport emite quatro horas diárias em direto e em exclusivo desta grande volta.

O Giro é a primeira das “Três Grandes Voltas”, junto com o Tour de France e a Vuelta a España. São 3.518,3 km, separados por 21 etapas, e apenas três dias de descanso pelo meio. Este ano, a grande partida da corrida está marcada para a cidade de Bolonha, com um contrarrelógio individual de 8,2 km. Ao longo da prova os ciclistas vão encontrar muita montanha, com destaque para sete chegadas em alto. Este ano, o “Cima Coppi”, o ponto mais alto da competição, é o Passo de Gavia, a 2.619 m de altitude. Algo que acontece na 16.ª etapa e na qual esta prevista ainda a passagem pelo Montinolo. A tirada mais longa acontece a 26 de maio e liga Ivrea a Como numa extensão de 237 km. O Giro 2019 termina na cidade de Verona, novamente com um contrarrelógio individual.

O campeão de 2018, o britânico Chris Froome será o grande ausente. O líder da Sky apostou na reconquista do Tour de France pelo que não irá rolar nas estradas italianas. Em contrapartida, estarão Tom Dumoulin, campeão do Giro 2017, Vicenzo Nibali, Alejandro Valverde ou Simon Yates, entre outras estrelas.

A “Corsa Rosa”, ou “Corrida Rosa” como é também conhecido o Giro, começou em 1909 e tinha como objetivo aumentar as vendas do jornal desportivo La Gazzetta dello Sport. A “Maglia Rosa”, a camisola rosa atribuída ao líder da classificação geral, é uma homenagem ao jornal desportivo impresso em páginas dessa cor.

Os italianos Alfredo Binda e Fausto Coppi e o belga Eddy Merckx conquistaram o Giro cinco vezes cada, ao longo das suas carreiras, e são os ciclistas mais destacados na lista de vencedores.