Peter Sagan venceu a décima primeira etapa da Volta a França. O eslovaco da Tinkoff, que tem a camisola verde dos pontos, conquistou o segundo triunfo nesta edição do Tour.
Arthur Vichot (FDJ) e Leigh Howard (IAM) protagonizaram a fuga do dia, logo no início da etapa, que ligou Carcassone a Montpellier, na distância de 162,5 quilómetros. O pelotão, liderado pela Trek, acelerou mas o forte vento que se fez sentir acabou por partir o pelotão em vários grupos.
Nos últimos 10 quilómetros, Peter Sagan atacou, mas o camisola amarela Chris Froome e Geraint Thomas não descolaram do eslovaco. A luta acabaria por ser entre estes ciclistas já que um dos grandes favoritos, Nairo Quintana, foi apanhado no meio do ataque e foi absorvido pelo pelotão. O britânico da Sky acelerou nos derradeiros metros mas Peter Sagan teve mais pernas, numa ponta final electrizante, apanhando Froome, para chegar em primeiro a Montpellier e vencer a etapa. O eslovaco voltou a levantar os braços na meta depois de ontem ter sido segundo na décima tirada.
Ciclismo
Semana de Ciclismo em dose dupla para seguir no Eurosport
YESTERDAY AT 14:45
"Estou muito feliz, camisola verde, vitória na etapa. Ontem terminei em segundo lugar e toda a gente me perguntava: não estás frustrado? Não, nunca estou frustrado, olho sempre em frente, e hoje estou muito feliz”, confessou Sagan, que arrecadou mais 30 pontos para consolidar a camisola verde.
Chris Froome, campeão em título do Tour, conseguiu uma importante vantagem em relação aos principais rivais, tendo agora 28 segundos sobre o segundo classificado, Adam Yates.
"Foi uma etapa muito nervosa. Não vi nenhuma equipa a conseguir fazer uma grande diferença. Cada equipa estava preparada, cada equipa estava na frente. Só vimos as oportunidades a surgir a 10-12 quilómetros da meta, quando o Peter Sagan atacou. Eu e o Geraint Thomas fomos capazes de ir atrás”, disse Froome.
Quanto aos portugueses, Rui Costa chegou a mais de 5 minutos de Sagan e desceu para 43º da geral. Nelson oliveira foi um pouco mais rápido na etapa mas segue a mais de uma hora e meia do líder.
Classificação geral após a 11ª etapa:
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 52:34:37
2 Adam Yates (GBr) Orica-BikeExchange 0:00:28
3 Daniel Martin (Irl) Etixx - Quick-Step 0:00:31
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:35
5 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo 0:00:56
6 Romain Bardet (Fra) AG2R La Mondiale st
7 Sergio Henao (Col) Team Sky st
8 Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 0:01:13
9 Tejay Van Garderen (USA) BMC Racing Team st
10 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff Team 0:01:28 0:01:28
Ciclismo
Camisolas arco-íris em jogo nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada
17/09/2021 AT 12:18
Ciclismo
Começa uma nova época do PGA Tour para seguir no Eurosport
15/09/2021 AT 17:13