Eurosport

Voltas na Suíça, Inglaterra e Alemanha - Prepare-se para uma semana com muito ciclismo no Eurosport

Voltas na Suíça, Inglaterra e Alemanha - Prepare-se para uma semana com muito ciclismo no Eurosport
By Eurosport

The 30/04/2019 at 14:02Updated

Canal emite a Volta à Romandia, clássica Eschborn – Frankfurt e Volta a Yorkshire, que prometem muitas horas de emoção aos fãs da modalidade.

Com o Giro d’Italia à porta, as principais equipas do World Tour intensificam a sua preparação para a primeira Grande Volta da temporada. A 11 de maio começa a 102.ª edição da popular corrida italiana, uma das mais importantes do calendário, e que vai poder acompanhar em direto e em exclusivo ao longo de três semanas no Eurosport. Mas, até lá, tem ainda muitas outras corridas a não perder. Esta semana, os fãs de ciclismo vão poder ver a Clássica Eschborn – Frankfurt, e as Voltas à Romandia e Yorkshire.

A Volta à Romandia é a primeira das três corridas a emitir ao longo a semana. De 30 de abril a 5 de maio, os fãs vão poder ver a 73.ª edição desta volta realizada no cantão francófono da Suíça, que alia tradição e prestígio. Geralmente composta por 6 etapas, apesar de ter um perfil montanhoso, é bem ao estilo dos contrarrelogistas. Em edições recentes, o vencedor da prova veio, mais tarde, a ganhar igualmente a Volta a França, como foram os casos de Cadel Evans, em 2011, Bradley Wiggins, em 2012, e Chris Froome, em 2013. No ano passado, o homem vestido de amarelo no topo do pódio final foi o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo). O português Rui Costa já subiu ao pódio final por três vezes consecutivas, entre 2012 e 2014, sempre na terceira posição. Este ano, o ciclista da UAE-Team Emirates marca novamente presença na corrida helvética. Será o único português no pelotão que conta ainda com estrelas como o Geraint Thomas, Primoz Roglic, Toni Martin, Stefan Küng, Elia Viviani, Steven Ruijswijk ou Sam Bennett.

O primeiro dia de maio é sinónimo do Dia do Trabalhador e, para muitos feriado, mas é igualmente o dia em que se realizada a Eschborn – Frankfurt, uma semi-clássica de ciclismo de estrada realizada anualmente entre as duas localidades alemãs. No passado, conhecida também como Rund um den Henninger Turm Frankfurt ou Grande Prémio de Frankfurt, esta corrida de pouco mais de 200 km está entre as mais conceituadas do país atraindo grandes equipas e ciclistas. No ano passado, o norueguês Alexander Kristoff venceu a Eschborn – Frankfurt pela quarta vez consecutiva. É o ciclista com maior número de triunfos no historial da corrida. Em 2019, cumpre-se a 57.ª edição da Eschborn – Frankfurt e Kristoff tem presença garantida. O norueguês da UAE-Team Emirates vai tentar o “penta” e para tal conta com a ajuda na equipa do português Rui Oliveira. José Gonçalves e Ruben Guerreiro, ambos da Katusha - Alpecin, são restantes ciclistas portugueses em prova.

Finalmente, de 2 a 5 de maio, os fãs de ciclismo vão poder ver no Eurosport uma das competições mais jovens do calendário, mas nem por isso menos emocionante. A Volta a Yorkshire nasceu após o enorme êxito registado em 2014, quando a região a Norte de Inglaterra recebeu as primeiras etapas da Volta a França. Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham “povoado” as bermas das estradas da localidade britânica nesse ano, nas zonas mais emblemáticas das etapas, o que levou a organização a fazer um evento paralelo que durasse para lá do Tour. Assim nasceu Volta ao Yorkshire, uma competição por etapas que passa por cidades como Scarborough, Selby, York, Leeds, Middlesbrough, Harrogate, Bradford ou Sheffield, entre outras. O francês Thomas Voeckler venceu a edição inaugural, em 2015. No ano seguinte foi a vez do norueguês Lars Petter Nordhaug triunfar. Em 2017 a vitória coube ao belga Serge Pauwels. A edição da Volta ao Yorkshire 2018 teve pela primeira vez quatro etapas e terminou com o triunfo do belga Greg Van Avermaet (BMC). Este ano repete-se o número de tiradas. O campeão em título e a estrela local, Chris Froome, são duas das estrelas desta edição de 2019. O português André Carvalho (Hagens Berman Axeon) é o único português que consta na lista de pré-inscritos para a corrida inglesa.

São muitas horas de ciclismo para ver ao longo da semana no Eurosport e no Eurosport Player. Para detalhes de programação consulte o site www.eurosport.pt.