Depois do primeiro dia de alta montanha a tirada de 182.5kms, entre Puebla de Don Fadrique e Murcia, parecia talhada para os sprinters ou para um ciclista atacante, como Alejandro Valverde, que corria em casa e admitiu que seria um sonho vencer na sua cidade.
Jasper de Buyst (Lotto-Soudal), Alex Howes (Cannondale-Garmin), Tom Van Asbroeck (LottoNL-Jumbo), Iljo Keisse (Etixx-Quick Step), Ángel Madrazo (Caja Rural-Seguros RGA) e Jimmy Engoulvent (Europcar) constituíram a fuga do dia à passagem do km 35 mas foram sempre controlados pelo pelotão, liderado pela Giant-Alpecin e pela Tinkoff-Saxo, e nunca conseguiu ganhar mais de 5 minutos de vantagem.
A cerca de 50km da meta, na primeira passagem por Murcia, viveu-se o momento mais dramático da etapa com uma queda colectiva a vitimar vários ciclistas e a levar ao abandono de Nacer Bouhanni (Cofidis), Tejay Van Garderen (BMC), Kris Boeckmans (Lotto-Soudal) e Daniel Martin (Cannondale-Garmin), este último o terceiro classificado da geral. Boeckmans foi quem ficou mais maltratado sendo que está presentemente em coma induzido em virtude dos ferimentos: três costelas partida, traumatismo cranio-facial, hemorragia interna.
Ciclismo
Camisolas arco-íris em jogo nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada
17/09/2021 AT 12:18
O camisola vermelha Esteban Chaves (Orica GreenEdge) foi outro dos ciclistas envolvidos mas o jovem colombiano não sofreu mazelas de maior e conseguiu reentrar no pelotão com a ajuda da sua equipa.

Caída, La Vuelta a España

Image credit: Eurosport

Na fase final, depois de neutralizada a fuga, três ciclistas isolaram-se na frente da corrida, na perspectaiva de estragar a festa dos sprinters: Kenny Elissonde (FDJ), Alberto Losada (Katusha) e o português José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA). O trio colaborou e rapidamente abriram uma vantagem a ronda os 20 segundos.
A cerca de 8km da meta uma moto da organização da corrida abalroou Peter Sagan (Tinkoff-Saxo) colocando o campeão eslovaco fora da discussão da etapa.
O trio da frente foi alcançado já na fase final e vitoria na etapa acabou por ser discutida ao sprint com o belga Jasper Stuyven a conseguir bater sobre a linha de meta Pello Bilbao e Kevin Reza.
“Não escapei às quedas. Estive numa bem grande antes da primeira subida e magoei-me bastante no pulso mas voltei para cima da bicicleta e consegui reentrar no grupo. Sofri bastante na primeira passagem pela subida e na segunda sabia que tinha de me manter na frente para conseguir descair um pouco para trás se a velocidade fosse muito elevada. O director desportivo motivou-me muito pelo radio e continuei a lutar. Estava na frente e os meus colegas em conjunto com a Lotto conseguiram neutralizar a fuga e depois estive muito bem no sprint. Quando arranquei no sprint não senti nenhum vento de frente e disse a mim mesmo: “ok são 300 metros”. Senti de imediato que hoje era para mim”, disse Stuyven.
Esteban Chaves chegou integrado no pelotão e mantém-se na liderança da geral, com 10 segundos de vantagem sobre Tom Dumoulin (Giant-Alpecin).
No que toca à participação dos portugueses Nelson Oliveira (Lampre-Merida) viu-se envolvido numa das quedas e sofreu algumas escoriações, mas terminou a etapa a mais de 15 minutos do vencedor.
José Gonçalves (Caja Rural) voltou a ser um dos protagonistas e foi o melhor português. Atacou uma primeira vez, andou fugido e posteriormente ainda se intrometeu na discussão do sprint final, terminando na 13ª posição.
Classificação da Etapa:
1 Jasper Stuyven (Bel) Trek Factory Racing 4:06:05
2 Pello Bilbao (Spa) Caja Rural-Seguros RGA st
3 Kévin Reza (Fra) FDJ.fr
4 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team
5 Youcef Reguigui (Alg) MTN - Qhubeka
6 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto Soudal
7 Julien Simon (Fra) Cofidis, Solutions Credits
8 Pieter Serry (Bel) Etixx - Quick-Step
9 Jose Joaquin Rojas (Spa) Movistar Team
10 Nicolas Roche (Irl) Team Sky
(…)
13 José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA
16 Andre Cardoso (Por) Cannondale-Garmin Pro Cycling Team
51 Tiago Machado (Por) Team Katusha 0:00:38
61 Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA st
84 Sergio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo 0:09:53
177 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida 0:15:28
Ciclismo
Começa uma nova época do PGA Tour para seguir no Eurosport
15/09/2021 AT 17:13
Ciclismo
Volta ao Luxemburgo com João Almeida abre semana de muito ciclismo no Eurosport
14/09/2021 AT 11:04