Já começou a contagem decrescente para o início da 1.ª edição da UCI Track Cycling Champions League, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, competição organizada pela International Cycling Union (UCI) e pela Discovery Sports Events, com estreia marcada para o dia 6 de novembro, em Maiorca, Espanha. A três semanas do arranque desta emocionante competição, a organização divulgou uma lista com os primeiros 12 atletas confirmados nas categorias masculina e feminina.
Seis homens e seis mulheres, campeões olímpicos e campeões mundiais, vão fazer parte desta nova competição que pode ser acompanhada em exclusivo através dos canais e plataformas do Eurosport.
A 1.ª edição da Liga dos Campeões vai contar os alguns dos melhores ciclistas das categorias masculina e feminina e oferecerá o mesmo prémio sem qualquer tipo de distinção. A temporada é composta por cinco etapas em quatro países europeus e emitida para os fãs de todo o mundo, tendo por base um grande avanço tecnológico na cobertura da modalidade em si, bem como da envolvente do velódromo.
Cycling - Track
Maria Martins e Iúri Leitão representam Portugal na estreia da Liga dos Campeões de pista
05/11/2021 AT 17:42
A participação feminina confirmada hoje inclui a campeã olímpica de Tóquio 2020 Kelsey Mitchell (Canadá), a atual campeã mundial da UCI, Emma Hinze (Alemanha); a medalhada de prata olímpica, Olena Starikova (Ucrânia); a finalista do Campeonato Europeu, Mathilde Gros (França); Simona Krupeckaitė (Lituânia), que possui o melhor ranking da UCI e ainda a campeã olímpica de Keirin, Shanne Braspennincx (Países Baixos).
Na competição masculina, os seis primeiros participantes confirmados são o atual campeão mundial da UCI de sprint individual e de Keirin, Harrie Lavreysen (Países Baixos); o campeão olímpico de sprint, Jeffrey Hoogland (Holanda); o medalhado de ouro da Taça das Nações, Nicholas Paul (Trinidade e Tobago), Vasilijus Lendel, com o melhor ranking da UCI e os velocistas olímpicos Maximillian Levy (Alemanha) e Denis Dmitriev (Rússia).
Kelsey Mitchell, campeã olímpica em Tóquio 2020, sobre a sua participação na 1.ª edição da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista da UCI: “Estou muito feliz por estar entre os primeiros participantes. Estou ansiosa por competir contra os melhores rivais nesta UCI Track Cycling Champions League e penso que vai ser muito emocionante, não só para os participantes, mas também para todos os fãs.”
Harrie Lavreysen, campeão mundial de Keirin e de sprint individual, sobre competir neste novo formato de corrida: “Estou muito feliz por poder estar nesta competição. Acho que o formato de corrida nos permitirá conectar com os fãs e também alcançar aqueles que não seguem este desporto com frequência. Depois do Campeonato Mundial, esta competição será o meu principal objetivo e estou ansioso para começar.”
François Ribeiro, diretor da Discovery Sports Events: “O nível de todos os participantes nesta competição mostra a nossa intenção de reunir os melhores dos melhores no ciclismo de pista, tanto nas categorias masculina como feminina. Combinamos os talentos de quem participa com um formato de corrida totalmente imprevisível, já que a Discovery Sports Events se esforça por oferecer aos fãs a competição de ciclismo de pista mais atrativa. Muito em breve, poderemos anunciar mais ciclistas para o início da temporada.”
A esta lista inicial de 12 participantes confirmados em ambas as categorias, um novo anúncio será feito em breve para revelar os 12 novos ciclistas que completam os primeiros 24 lugares destinados aos 'pré-qualificados' dentro das categorias de sprint e resistência. A todos eles juntam-se outros 48 participantes que ainda têm de se qualificar.
Para a seleção dos participantes, os critérios baseiam-se nos resultados obtidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e noutros eventos importantes como a Taça das Nações da UCI ou os Campeonatos da Europa. São também tidos em conta os recordes recentes, bem como os resultados obtidos nos Campeonatos do Mundo que se realizam a partir de 20 de outubro e têm transmissão total e em direto no Eurosport.
Sprint feminino:
-Emma Hinze (Alemanha) - Medalhada olímpica de prata e tricampeã mundial da UCI
-Mathilde Gros (França) - Medalhada de bronze nos Campeonatos do Mundo da UCI e bicampeã europeia
-Simona Krupeckaité (Lituânia) - Bicampeã mundial da UCI e tricampeã europeia
-Kelsey Mitchell (Canadá) - Campeã olímpica em Tóquio 2020
-Shanne Braspennincx (Holanda) - Campeã olímpica em Tóquio 2020
-Olena Starikova (Ucrânia) - Medalhada de prata olímpica em Tóquio 2020
Sprint masculino:
-Harrie Lavreysen (Países Baixos) - Bicampeão olímpico, seis vezes campeão mundial da UCI e três vezes campeão europeu
-Nicholas Paul (Trinidade e Tobago) - Medalhado de ouro nos Campeonatos Pan-Americanos de Pista e recordista mundial dos 200 metros
-Jeffrey Hoogland (Países Baixos) - Campeão olímpico, quatro vezes campeão mundial da UCI e oito vezes campeão europeu
-Vasilijus Lendel (Lituânia) - Medalhado de bronze nos Campeonatos Europeus e medalhado de ouro na Taça do Mundo da UCI
-Maximilian Levy (Alemanha) - Quatro vezes campeão mundial da UCI, seis vezes campeão europeu e três vezes medalhado olímpico
-Denis Dmitriev (Rússia) - Tetracampeão europeu, ex-campeão mundial da UCI e medalhado de bronze olímpico
Calendário da Liga dos Campeões da UCI:
Ronda 1
6 de novembro, Maiorca / Velòdrom Illes Balears, Espanha
Ronda 2
7 de novembro. Panevézys / Cido Arena, Lituânia
Ronda 3
3 de dezembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido
Ronda 4
4 de dezembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido
Ronda 5
11 de dezembro, Velódromo Nacional de Tel Aviv / Sylvan Adams, Israel
Cycling - Track
Mundiais de Ciclismo de Pista em Roubaix em direto a partir desta quarta-feira
18/10/2021 AT 15:07
Cycling - Track
Europeus de ciclismo de pista em Grenchen com oito portugueses em prova
04/10/2021 AT 15:43