O Esqui Nórdico está em destaque no Eurosport este fim-de-semana com centenas de atletas a entrarem em ação na estância finlandesa de Ruka – Kuusamo, no Círculo Polar Ártico. As três especialidades - Saltos de Esqui, Cross Country ou Esqui de Fundo e Combinado Nórdico - reúnem-se no mesmo local para a estreia na nova época da Taça do Mundo e que os fãs de Desportos de Inverno não podem perder no Eurosport. Mas há muito mais para ver ao longo do fim-de-semana. Conheça as nossas propostas.

Depois do arranque de temporada dos Saltos de Esqui, no fim-de-semana passado, chegou a vez do Esqui de Fundo e do Combinado Nórdico darem início a mais uma edição do campeonato, a partir desta sexta-feira. O Cross Country, junta homens e mulheres para três provas que compõem uma minicompetição designada de Abertura Nórdica. Os noruegueses Johannes Hosflot Klaebo e Ingvild Flugstad Østberg são os campeões em título do grande globo de cristal da época passada.

Desportos de Inverno
Viva a quadra natalícia na companhia do Eurosport com muitas horas de ação de Desportos de Inverno
05/12/2019 AT 14:52

O Combinado Nórdico faz também a sua estreia na época em Ruka. O norueguês Jarl Magnus Riiber sagrou-se campeão pela primeira vez na carreira na época passada e procura agora somar um segundo Globo de Cristal. No entanto, concorrência de peso não lhe vai faltar. A época promete assim muita luta.

Austria's Andreas Kofler in Ruka 2015 (Kuusamo)

Image credit: EFE

Já a época de Saltos de Esqui começou no fim-de-semana passado, em Wisla, com triunfos da Áustria e do norueguês Daniel-Andre Tande. Agora, realizam-se mais duas provas em terras finlandesas, local onde já se sente o rigor do Inverno na sua plenitude, apesar de oficialmente ainda estarmos no Outono. O japonês Ryoyu Kobayashi surge como grande favorito à vitória no campeonato depois de uma temporada surpreendente em que conquistou o Globo de Cristal, o Torneio dos Quatro Trampolins, o Raw Air e o Campeonato de Voos de Esqui.

Da Finlândia para Östersund, na Suécia, chega a vez do Biatlo dar literalmente o “tiro de partida” para mais uma edição da Taça do Mundo. Aliar as exigências do Esqui de Fundo à calma e precisão do Tiro não é coisa para qualquer atleta e no Eurosport os fãs vão poder ver os melhores do mundo em ação ao longo de todo o Inverno. O norueguês Johannes Thingnes Bø e a italiana Dorothea Wierer são os campeões em título.

Marit Bjoergen of Norway during qualifying of the ladies 1.4 km Sprint Classic at FIS Ruka Nordic 2016 World Cup season opening in Kuusamo, Finland

Image credit: Reuters

Para os que gostam de velocidade, o Eurosport acompanha a Taça do Mundo de Esqui Alpino, e neste fim-de-semana realiza-se as provas masculinas de Downhill e Super-G em Lake Louise, no Canadá, e as provas femininas de Slalom Gigante e Slalom em Killington, nos EUA. Destaque ainda para o Luge cumpre mais etapa do campeonato, agora em Lake Placid, nos EUA.

São muitas e variadas as propostas para este fim-de-semana! Difícil é escolher! Acompanhe a Abertura Nórdica em Ruka – Kuusamo, Finlândia, e outros desportos nos canais Eurosport ou no Eurosport Player.

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt.

Desportos de Inverno
Voos gigantes e descidas a velocidades assustadoras
18/11/2019 AT 16:45
Desportos de Inverno
Bode Miller junta-se à equipa de especialistas do Eurosport para os Jogos Olímpicos de Inverno
04/01/2018 AT 11:09