Ainda é outono, mas o inverno está aí à porta, e este fim-de-semana arranca mais uma edição da Taça do Mundo de Esqui Alpino. Como vem sendo tradição, a estância austríaca de Sölden recebe a primeira etapa do campeonato feminino e masculino, com as provas de Slalom Gigante. Que estrelas irão brilhar no Glaciar Rettenbach? Quem serão os alvos a abater depois da retirada de lendas como Marcel Hirscher e Lindsey Vonn? As senhoras entram em ação primeiro, no sábado, enquanto que os homens se estreiam apenas no domingo. Situado a mais de 3000m de altitude o glaciar Rettenbach garante excelentes condições para a prática de esqui nesta altura do ano e as previsões climatéricas para este fim-de-semana são perfeitas para receber a competição. Esperam-se dias soalheiros e temperaturas máximas de 4Cº.
Na época passada, a francesa Tessa Worley venceu a prova inaugural da Taça do Mundo em Sölden. Já a norte-americana Mikaela Shiffrin conquistou o Grande Globo de Cristal pela terceira vez consecutiva e somou ainda os pequenos Globos de Cristal de Super Gigante, Slalom Gigante e Slalom. Menos sorte teve a prova masculina que acabou cancelada devido ao forte vento que se fez sentir em pista, à semelhança do que tinha acontecido na época anterior. Sem surpresas, a classificação geral da Taça do Mundo foi novamente ganha por Marcel Hirscher, pela oitava vez consecutiva! Um autêntico recorde garantido pelo austríaco de 30 anos, que pouco depois colocou um ponto final na carreira.

Kein Start möglich: Weltcup in Sölden abgesagt

Image credit: SID

Esqui Alpino
Solden recebe abertura da nova época da Taça do Mundo de esqui alpino e pode ver tudo no Eurosport
21/10/2021 AT 22:31
João Paulo Freitas, comentador de Esqui Alpino do Eurosport:“A nova temporada está à porta e existe grande expectativa para conhecer o herdeiro de Marcel Hirscher. A meu ver os dois principais candidatos à conquista do Grande Globo de Cristal são o francês Alexis Pinturault e o norueguês Henrik Kristoffersen. Com menos hipóteses surge o italiano Dominik Paris uma vez que só costuma pontuar nas duas disciplinas de velocidade, o Downhill e o Super-G.”
“Nas senhoras, não se antevê grande concorrência a Mikaela Shiffrin na luta pelo Grande Globo de Cristal. O mesmo não acontecerá na luta pelo pequeno Globo de Slalom Gigante onde a norte-americana terá rivais de peso como a francesa Tessa Worley, a alemã Viktoria Rebensburg e eventualmente a italiana Federica Brignone.”
“As novidades para a Taça do Mundo 2019/2020 não são muitas, mas há a destacar as passagens por Yuzawa Naeba, no Japão, e Yanquing, na China, no calendário masculino, em fevereiro de 2020, visto que não haverá Campeonatos do Mundo. Já nas senhoras, o destaque vai para a inclusão no calendário de provas em Bansko, Bulgária, Sochi, Rússia, e ainda os regressos de La Thuile e Sestriere, Itália.”
Pontos altos da temporada a não perder
Senhoras: St. Moritz (14-15 dez 2019); Val d’Isère (21-22 dez 2019); Flachau (14 jan 2020); Sestriere (18-19 jan 2020); Crans Montana (22-23 fev 2020); Finais de Cortinza 18-22 mar 2020).
Homens: Beaver Creek (6-8 dez 2019); Val Gardena (20-21 dez 2019); Alta Badia (22-23 dez 2019); Adelboden (11-12 jan 2020); Wengen (17-19 jan 2020); Kitzbühel (24-26 jan 2020).
Acompanhe a Taça do Mundo de Esqui Alpino semanalmente nos canais Eurosport ao longo de todo o inverno. Os comentários ficam a cargo de João Paulo Freitas. Para além do Esqui Alpino, o Eurosport segue as Taças do Mundo de outros desportos de inverno como os Saltos de Esqui, Biatlo, Cross Country, Combinado Nórdica, Snowboard, Ski Freestyle e Luge.
Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt.
Esqui Alpino
Todos os caminhos vão dar a Åre
05/02/2019 AT 16:28
Esqui Alpino
Lenda do Esqui Alpino Bode Miller é reforço do Eurosport para os Campeonatos do Mundo
23/01/2019 AT 17:40