O Eurosport 2Xtra emite este fim-de-semana o 2016 Formula 1 Ethiad Airways Abu Dhabi Grand Prix®, a derradeira etapa do Mundial. Nico Rosberg defende a liderança do campeonato, com apenas 12 pontos de vantagem para o rival mais direto, o companheiro de equipa na Mercedes, Lewis Hamilton.
Ao alemão basta-lhe terminar no pódio do circuito de Yas Marina para conquistar o título inédito, independentemente dos resultados de Hamilton. Já o britânico só chegará ao título se terminar entre os três primeiros classificados. Com qualquer outro resultado não fará os pontos necessários para garantir o quarto título mundial da carreira.
Uma vitória de Rosberg significará que desde 2000, em 17 temporadas, os alemães venceram 10 títulos mundiais: cinco de Michael Schumacher e quatro de Sebastian Vettel. Será igualmente o 12.º título germânico e 16.º na língua de Goethe. Rosberg pode ser igualmente o segundo filho de campeão do mundo de Fórmula 1 a consagrar-se como tal, 34 anos depois do pai, Keke Rosberg. Um facto interessante: a outra dupla pai-filho (Graham Hill e Damon Hill) também conquistaram os primeiros títulos separados por 34 anos.
Fórmula 1
Rosberg pode ser campeão no Brasil
09/11/2016 AT 14:55
Por sua vez, Hamilton se ganhar torna-se no terceiro piloto com maior número de títulos mundiais de Fórmula 1® igualando Sebastian Vettel e Alain Prost. O britânico ganhou os dois últimos dois campeonatos, para além do de 2008. Mais títulos de Fórmula 1®, só o argentino Juan Manuel Fangio, com cinco, e Michael Schumacher, com sete.
Com o título de Construtores já entregue à Mercedes, o grande aliciante para este Grande Prémio passa mesmo por saber quem será o próximo campeão de Pilotos. Não é o único cetro para decidir no fim-de-semana na pista de Yas Marina, uma vez que nas categorias GP2 e GP3, que aí realizam a última jornada, também ainda não têm campeões.
O Eurosport 2 Xtra emite de sexta-feira a domingo os treinos livres, a qualificação e a corrida. Como sempre, antes do direto do Grande Prémio, no domingo, teremos o programa de estúdio, Bandeira Verde, com a presença de Paulo Gonçalves, candidato à vitória no Rali Dakar, em motos. Depois da prova, a análise à corrida e ao título de Fórmula 1® com os comentários do especialista Filipe Albuquerque.
João Carlos Costa, comentador de Fórmula 1 do Eurosport: “Abu Dhabi pode parecer bonito na televisão, mas o Mundial de F1 merecia um palco com mais história e menos acético para a decisão do título. Dito isto, corrida é corrida e esta tem tudo para ser um grande espetáculo. Hamilton parte com pressão zero. Tem de ganhar. Só isso lhe interessa. E é o que ele tem feito desde que está nessa posição. Rosberg, pelo seu turno, também tem feito o que precisa - ficar atrás do seu companheiro de equipa. Desta feita, até tem um ‘jóquer’ para jogar: pode ser terceiro. Mas é ele que tem mais a perder. Pesará na forma como irá abordar a prova? Será capaz de resistir a esse ‘peso’ como tem feito até aqui? É a grande questão".
Fórmula 1
Rosberg pode ser campeão no México
25/10/2016 AT 15:55
Fórmula 1
Grande Prémio dos Estados Unidos em direto no Eurosport 2Xtra
18/10/2016 AT 16:29