O piloto alemão da Mercedes, Nico Rosberg, pode sagrar-se campeão do mundo de pilotos já este domingo, 13 de novembro, no 2016 FÓRMULA 1 GRANDE PRÉMIO DO BRASIL®.
Será a 34ª visita oficial da F1® a São Paulo, à maior cidade brasileira, que vive ao ritmo do futebol, da música... mas também das corridas na pista de Interlagos.
O Autódromo José Carlos Pace recebeu pela primeira vez uma prova do Mundial de F1® em 1973, sendo que este será o 44º GP do Brasil.
Fórmula 1
Rosberg ou Hamilton? Título de Fórmula 1® discutido até à última volta
21/11/2016 AT 14:17
Ao longo de 71 voltas assistiremos a mais um capítulo na luta pelo título entre Rosberg e Hamilton. O alemão tem 19 pontos de vantagem e continua a depender dele próprio. Rosberg pode até festejar a conquista do Mundial de Pilotos no Brasil se vencer a corrida, ou marcar mais sete pontos que o inglês.
O líder do mundial 2016 venceu as duas últimas provas em Interlagos. Já Hamilton nunca ganhou no Brasil, mas se o fizer, não só deixa as contas do título adiadas para Abu Dhabi, como se torna no primeiro piloto a vencer um Grande Prémio em 24 pistas diferentes.
Rosberg tem mais triunfos esta temporada (9 contra 8), e liderou mais voltas em 2016 (486 contra 452), mas o que conta é o resultado final.
Certo é que Daniel Ricciardo tem o 3º lugar no Mundial de Pilotos garantido. O australiano deseja ajudar a Red Bull a dar continuidade a uma série de cinco pódios consecutivos. Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen e Max Verstappen estão separados por 10 pontos na batalha pela quarta posição e há ainda 50 pontos por atribuir. Vettel quer regressar aos pódios onde, desde Baku, só esteve oficialmente uma vez. Onze Grandes Prémios apenas com um pódio é algo que o alemão da Ferrari não vivia desde os tempos da Toro Rosso, em 2008.
Interessante também o duelo pelo sétimo posto, onde Sergio Pérez e Valtteri Bottas se encontram empatados com 85 pontos.
Nos construtores, a Mercedes está intocável e, no México, com o 17º triunfo, tornou-se na equipa que mais Grandes Prémios venceu numa só temporada de F1©. A Red Bull conta 62 pontos de avanço para a Ferrari. Confirmará o segundo lugar mesmo que no Brasil ceda 18 pontos à marca italiana.
João Carlos Costa, comentador de Fórmula 1© do Eurosport 2 Xtrarefere que “este Grande Prémio é imperdível. Estamos na hora de todas as decisões. Rosberg sabe que a vitória arruma a questão a seu favor. Sabe também que o circuito de São Paulo nunca foi favorável a Hamilton, ainda que o inglês aí tenha conquistado, com uma ultrapassagem a poucos metros do final da corrida, o seu primeiro título mundial, em 2008. Rosberg ainda tem espaço de manobra. Se não ganhar, basta-lhe um terceiro lugar para continuar a não ser obrigado a vencer a última corrida do ano. Já Hamilton percebe que não pode falhar. Só o triunfo lhe interessa. E fica na expectativa da Red Bull e da Ferrari voltarem a imiscuir-se na batalha pelo pódio, para roubar pontos ao alemão. Digamos, que vamos viver um duelo… onde outros pilotos podem ter o papel de protagonistas”.
Tiago Monteiro, especialista de Fórmula 1© do Eurosport 2 Xtrarefere que “vai ser um Grande Prémio de nervos para todos. O final do Campeonato aproxima-se e as dúvidas mantêm-se. Quem vai conseguir aguentar melhor a pressão? Não me parece que haja dúvidas quanto aos possíveis vencedores, como aliás tem sido habitual: Hamilton ou Rosberg. Depois da polémica do Grande Prémio passado, acho que vão existir cuidados redobrados, mas até que ponto? É uma prova que não vou querer perder por todas as razões, mas não vou fazer previsões”.
O Eurosport 2Xtra vai emitir o 2016 FÓRMULA 1 GRANDE PRÉMIO DO BRASIL® em direto e em exclusivo, sendo Tiago Monteiro o “expert” de serviço. No dia 11 de novembro, sexta-feira, a transmissão do primeiro treino livre inicia-se às 11h30 e o segundo às 15h45. No sábado, 12 de novembro, o terceiro treino livre começa às 12h45, estando o início da qualificação marcado para as 15h45. Por fim, no domingo, 13 de novembro, regressam os programas de estúdio com o Bandeira Verde às 13h45, seguindo-se às 14h50, o lançamento do Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1© com início marcado para as 16h00. No final da prova, será hora de todos os comentários e a análise dos especialistas no Bandeira de Xadrez.
Fórmula 1
Rosberg pode ser campeão no México
25/10/2016 AT 15:55
Fórmula 1
Grande Prémio dos Estados Unidos em direto no Eurosport 2Xtra
18/10/2016 AT 16:29