Entre a madrugada de sexta-feira e a noite de domingo vai realizar-se a penúltima jornada e a espera ficará mais perto do fim. Eis as lutas que estão bem vivas na mente de todos aqueles que segue o Soccer, numa análise do comentador Luís Cristóvão.
Analisamos o que está em causa, este fim-de-semana, na corrida ao título da fase regular, a Supporters’ Shield, e também em cada uma das Conferências da Major League Soccer.
Corrida a dois na Supporters’ Shield?
Futebol
"Amando a Maradona"
18/12/2020 AT 14:01
Os texanos já garantiram a US Open Cup e este fim-de-semana poderão também garantir o título da Supporters’ Shield, ainda que precisem de uma quebra dos Colorado Rapids. A equipa de Denver tem duas partidas por disputar entre sexta e domingo, em casa com os San Jose Earthquakes e em Portland, sendo que duas derrotas deixariam os FC Dallas com uma mão na Taça, bastando-lhes para isso garantir uma vitória frente aos Seattle Sounders.
Essa vitória terá o condão de, pelo menos, transformar a corrida da Supporters’ Shield num sprint a dois, já que com Dallas a vencer, nenhuma das equipas da Conferência Este que ainda pode, matematicamente, aspirar ao título, terá condições para o fazer.
Conferência Oeste com lugares em aberto
Sendo que o título da Conferência se confunde bastante com o título da fase regular, como já vimos neste texto, cabe-nos entrar diretamente na discussão dos lugares seguintes. Os LA Galaxy jogam para defender o terceiro lugar na Conferência, que lhes oferece alguma vantagem na primeira ronda do playoff, sendo nisso perseguidos pelos Seattle Sounders e pelos Real Salt Lake. Uma destas três equipas acabará numa posição indesejada, tendo em conta que terá que jogar pelas suas ambições longe do seu público.
Seattle e Salt Lake têm, também, ainda por garantir o lugar no playoff. Mas com quatro pontos de vantagem sobre o atual sétimo classificado, isso parece estar perto de ficar garantido. Sobrará assim para o Sporting Kansas City e os Portland Timbers a grande luta pelo sexto lugar na Conferência Oeste. O Sporting Kansas City tem dois pontos de vantagem, mas atuará fora nesta penúltima jornada, em Salt Lake, pelo que o prognóstico será, sem dúvida, reservado. Para os Portland Timbers, o jogo em casa frente aos Colorado Rapids está cheio de outras consequências, mas o campeão em título não poderá perder, sob o risco de ficar de fora da defesa do conquistado no ano passado.
Conferência Este: onde tudo pode acontecer
Serão, sem dúvidas, duas jornadas fantásticas na Conferência Este, onde tudo pode acontecer. Para o primeiro lugar temos ainda três candidatos, todos eles com hipóteses de terminarem como os melhores da Conferência, sendo que guardarão a vantagem do fator casa até à final da mesma. Os New York City deslocam-se ao terreno dos DC United, equipa que ainda luta pela sua vida, um pouco à imagem dos Toronto FC, que atuam no terreno dos rivais de Montreal, enquanto os Red Bulls recebem o Columbus Crew, que no momento do jogo até pode já estar definitivamente afastado.
Com um dos candidatos ao título da Conferência a cair para o terceiro lugar, o quarto lugar dependerá também bastante do que acontecer nos seus jogos, já que Montreal Impact e DC United estão separados por um ponto e com apenas mais um do que os Philadelphia Union. A equipa onde atua Alejandro Bedoya receberá uns já afastados Orlando City. Com esperança entram ainda em campo os New England Revolution, de José Gonçalves e Sambinha. Uma vitória em Chicago, o último classificado do campeonato, valer-lhes-á a possibilidade de continuarem a sonhar com o sexto lugar até à jornada decisiva.
MLS no Eurosport
Neste domingo de enormes emoções, abriremos a janela da MLS no Eurosport 2, a partir das 20 horas, com o direto do Montreal Impact - Toronto FC, enquanto acompanharemos toda a atualidade da Conferência Este. Depois, a partir das 22 horas, mudamo-nos para o Eurosport 1, com direito a acompanhar o Portland Timbers - Colorado Rapids, enquanto se tomam decisões na Conferência Oeste.
Call it Soccer!
Luís Cristóvão - @luis_cristovao
Futebol
Eurosport estreia prémio futebolista "Star of the Year"
11/12/2020 AT 12:37
Futebol
24 Horas de Le Mans virtuais para ver no Eurosport numa semana com muito desporto motorizado
05/06/2020 AT 10:33