Pela primeira vez presente numa fase final de um Campeonato da Europa de futebol feminino, a seleção de Portugal conhece a sua sorte na prova, após a realização do sorteio marcado para esta segunda-feira, no Teatro Luxor de Roterdão, na Holanda.
Os quatro potes foram formados de acordo com os coeficientes das seleções femininas da UEFA após o final da fase de grupos da qualificação. A anfitriã Holanda e a Campeã Alemanha vão juntar-se no Pote 1 a França e a Inglaterra, que ultrapassou a Suécia (em termos de pontuação do ‘ranking’), no último dia da fase de qualificação.
A Suíça, estreante no Europeu, está no Pote 2 junto com Noruega, Suécia e Espanha, enquanto a Escócia, um dos quatro países que vai fazer a estreia numa fase final de seniores, está no Pote 3, juntamente com a Dinamarca, Itália e Islândia.
Futebol
"Amando a Maradona"
18/12/2020 AT 14:01
No Pote 4 estão a Rússia e as estreantes Áustria, Bélgica e Portugal, que fez história ao vencer o ‘play-off’ frente à Roménia garantindo a presença numa fase final de um Europeu pela primeira vez.
O Campeonato da Europa de futebol feminino Holanda 2017 pode ser visto nos canais Eurosport entre 16 de julho e 6 de agosto.
Cabeças-de-sériePote 1: Holanda (anfitriã, Grupo A), Alemanha (Campeã), França, Inglaterra
Pote 2: Noruega, Suécia, Espanha, Suíça
Pote 3: Itália, Islândia, Escócia, Dinamarca
Pote 4: Áustria, Bélgica, Rússia, Portugal
Procedimento do sorteio
A Holanda está automaticamente colocada na posição 1 do Grupo A e as outras equipas do Pote 1 serão sorteadas para ocupar essa posição nos outros três grupos. Cada grupo receberá depois uma equipa dos restantes três potes, sorteados pela ordem Pote 4, Pote 3 e Pote 2.
A cerimónia do sorteio vai ser apresentada pela jornalista desportiva holandesa Diana Kuip e será conduzida por Manon Melis, a melhor marcadora de sempre da Holanda, e Nadine Kessler, que ajudou a Alemanha a vencer o Europeu de 2013 na Suécia.
Comentários à emissão de Nuno Santos e de Pedro Alegria, convidado especial e atual Coordenador Técnico do futebol feminino do Estoril Praia, equipa da 1.ª Divisão do Campeonato Nacional.
Nuno Santos, comentador de futebol do Eurosport: “Este sorteio é histórico porque pela primeira vez temos Portugal na fase final da competição. É uma proeza nunca antes conseguida. Prevejo um sorteio muito complicado e dificilmente vamos conseguir evitar as equipas mais fortes, mas imaginando um cenário perfeito Portugal podia ficar num grupo com Holanda, Suíça e Escócia. A Seleção é muito boa e conta com jogadoras experientes que atuam nas melhores ligas europeias. Quanto às favoritas a vencerem o título, creio que Alemanha, França e Inglaterra são as grandes candidatas. As germânicas são fortíssimas e procuram o seu sétimo título europeu consecutivo e nono do historial. As francesas contam na equipa com as bases do PSG e do Olympique Lyonnais, duas das melhores equipas da Europa. Já as inglesas atuam num grande campeonato onde grandes clubes como Arsenal, Chelsea e Manchester City têm investido muito dinheiro”.
Futebol
Eurosport estreia prémio futebolista "Star of the Year"
11/12/2020 AT 12:37
Futebol
24 Horas de Le Mans virtuais para ver no Eurosport numa semana com muito desporto motorizado
05/06/2020 AT 10:33