Twitter

Trio luso Rui Costa, Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro desafia terra batida da Strade Bianche 2019

Trio luso Rui Costa, Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro desafia terra batida da Strade Bianche 2019
By Eurosport

The 07/03/2019 at 14:51Updated The 07/03/2019 at 15:04

Prova para ver em direto este sábado no Eurosport 2 a partir das 13:00. Antes, a partir das 11:30 arranca emissão da corrida das senhoras.

As estradas de terra batida branca, conhecidas como “sterrato”, rasgam a paisagem italiana dos arredores de Siena e fazem da “Strade Bianche” (Estrada Branca), uma das provas mais bonitas do calendário, mas também uma das mais duras para os ciclistas.

Conhecida como “A Clássica do Norte mais a Sul da Europa”, esta prova acontece no fim-de-semana anterior à Tirreno-Adriatico e integra as “Clássicas da Primavera”. Com partida e chegada em Siena, a “Strade Bianche” é uma clássica de 184km na qual os ciclistas terão de superar vários setores de “sterrato”. É considerada uma combinação entre Paris-Roubaix, devido aos setores de “pavé”, e Volta a Flandres, devido às numerosas colinas ingremes. A meta fica situada na imponente Piazza del Campo, onde se realiza o famoso “Palio” da cidade.

O belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal) foi o vencedor de 2018. O suíço Fabian Cancellara soma três triunfos na Strade Bianche o que constitui um recorde. O feito valeu-lhe a honra de dar o seu nome a um dos setores de “sterrato”. Existem ainda muitos setores para receberem nome. Para tal os ciclistas terão de conseguir três vitórias na competição.