Com a Cerimónia de Abertura no Estádio Olímpico de Tóquio a apenas uma semana de distância, o Eurosport – ‘A Casa dos Jogos Olímpicos na Europa’ * – revelou o projeto que vai permitir ligar os fãs à ação e aos seus atletas favoritos de uma forma nunca antes feita.
A ambição do Eurosport de libertar o poder das Olimpíadas será sustentada pela sua promessa de oferecer aos espectadores a capacidade de assistir a cada momento imperdível, cada medalha e a cada herói através de uma abordagem única para realizar a análise da ação que aconteceu em Tóquio. Por sua vez, a cobertura localizada do Eurosport, contará algumas das histórias mais inspiradoras através dos principais protagonistas.
INOVAÇÕES PIONEIRAS PARA UNS JOGOS MUITO AGUARDADOS
Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos: uma oferta com tudo o que quererá ver
15/07/2021 AT 14:28
O novo estúdio de Realidade Estendida (XR) será a peça central da cobertura do Eurosport de Tóquio 2020, apresentando um novo ‘software’ e gráficos em movimento que levarão as capacidades analíticas de ‘The Cube’ a um nível totalmente novo, dando aos espectadores a possibilidade de mergulhar nos detalhes que valeram a um atleta a conquista de uma medalha de ouro.
O estúdio multi-localizado de ‘The Cube’ para Tóquio 2020 contará também com:
• Até sete locais diferentes de ambiente de vídeo imersivo em tempo real
• Fotos personalizadas de 360 graus da beleza de Tóquio como cenários visualmente deslumbrantes
• Software de zoom 3D recém-lançado que permite aos espectadores ter acesso a vistas panorâmicas mais amplas e espectaculares dos diferentes locais do ‘The Cube’
• Uma extensão virtual com câmaras capazes de percorrer o ambiente digital
Greg Rutherford esteve no lançamento do ‘The Cube’ onde analisou o desempenho na prova que lhe valeu a conquista da medalha de ouro no salto em comprimento em Londres 2012, colocando em teste as capacidades avançadas desta tecnologia.
Rutherford, que faz parte da equipa do Eurosport para estas olimpíadas no Reino Unido e na Irlanda, ficou surpreendido com as capacidades desta nova tecnologia: “Usar esta análise de tecnologia de gráficos aumentados é muito empolgante. É alucinante aquilo que me revelou sobre os elementos técnicos do meu salto vencedor em Londres 2012. Eu não fazia sequer ideia sobre essas coisas tão interessantes.”
“Pude ver claramente como minha penúltima passada - crucial no salto em distância - foi muito mais longa do que deveria ter sido desde o ponto de vista técnico; e eu dei um 'clutch jump’ (salto de embraiagem), o que poderia ter sido potencialmente desastroso, uma vez que no passado já tinha rasgado o meu tendão nessa posição de salto.”
“Depois das Olimpíadas, nunca mais revi as minúcias do que fiz, mas a nova tecnologia de ‘The Cube’ permitiu-me olhar de perto para as fundações da construção desse salto e sob uma perspetiva diferente. Esta é a incrível visão que o novo ‘The Cube’ vai oferecer aos espectadores de Tóquio 2020 no Eurosport. É tão inteligente e divertido e acho que o público vai adorar.”
Scott Young, Vice-presidente Sénior de Conteúdos e de Produção do Discovery Sports: "‘The Cube’ é uma peça incrível de tecnologia imersiva e estamos muito empolgados para revelar as inovações feitas no nosso estúdio virtual à medida que entramos na contagem final para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.”
“A estreia do ‘The Cube’ durante os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 representou um marco significativo no nosso desenvolvimento técnico. ‘The Cube’ tem estado no centro da nossa cobertura de ténis nos torneios de ‘Grand Slam’, e é uma parte importante da ligação com os jogadores. Agora, estamos prontos para levar o cubo a um nível totalmente novo para Tóquio em 2020.”
“Esperamos que os recursos adicionais de ‘The Cube’ tragam uma dimensão extra à experiência de narração e visualização das Olimpíadas de Tóquio em 2020, para públicos em todas as plataformas do Eurosport.”
COBERTURA DE JOGOS E CONTEÚDO ATRAENTE
A cobertura de Tóquio 2020 será transmitida em várias plataformas, incluindo discovery + **, Eurosport e App do Eurosport. Em Portugal a App do Eurosport é o único lugar onde os espectadores podem aceder a todos os momentos imperdíveis da ação de Tóquio. Os fãs vão poder assistir a mais de 3.500 horas de ação em direto durante os 17 dias de competição.
Para Tóquio 2020, o Eurosport – cujos conteúdos de desporto já chegam a 130 milhões de pessoas todos os meses – vai servir fãs em 50 países e territórios da Europa em 19 idiomas diferentes.
Para além da ação em direto, o Eurosport produziu uma série brilhante que dará aos espectadores uma visão surpreendente de uma variedade de modalidades desportivas que fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos. ‘Olympics Unlocked’ contará com a participação de alguns dos maiores especialistas do Eurosport como Sir Bradley Wiggins, ciclista britânico cinco vezes campeão olímpico, Alain Bernard, nadador francês duplo campeão olímpico, ou Fabian Hambüchen, ginasta alemão campeão olímpico no Rio 2016.
Como parte da abordagem do Eurosport para contar as histórias mais interessantes a nível local, Fabian Hambüchen vai ser o protagonista de um programa original a ser emitido em exclusivo no Eurosport na Alemanha mesmo antes dos Jogos. Em ‘The Hambüchen Challenge’, Fabian experimenta uma série de diferentes desportos olímpicos e conversa com os principais candidatos do país a conquistar medalhas nesses mesmos desportos. Nas conversas, os atletas revelam a Fabian as suas ambições para Tóquio.
Entretanto, no Reino Unido, as estrelas da Equipa da Grã-Bretanha Adam Gemili e Andrew Pozzi apresentam um novo ‘podcast’ – ‘Gemili & Poz’ – e que contará com alguns convidados muito especiais. Em Itália, o programa ‘Casa Italia’ garante que os fãs estão ligados aos seus heróis, enquanto noutros países como Suécia, Noruega ou Dinamarca haverá programas noturnos, em horário nobre, sobre os Jogos Olímpicos.
O conteúdo ‘Road to Tokyo’ do Eurosport inclui o documentário protagonizado pela jovem sensação do skate, Sky Brown. ‘Reaching the Sky’ já está disponível para ver na App do Eurosport em toda a Europa, enquanto Sky se prepara para marcar presença nos seus primeiros Jogos Olímpicos.
A MELHOR EQUIPA, A MELHOR ANÁLISE
A ‘Team Eurosport’ conta com cerca de 150 especialistas e apresentadores que vão liderar a missão do Eurosport de garantir conhecimentos técnicos e perspetivas únicas. Com um total de 84 medalhas olímpicas e 198 participações em Jogos Olímpicos, a equipa atuará tanto no terreno em Tóquio como em ‘hubs’ em diferentes países.
Andrew Georgiou, Presidente de Desportos da Discovery: “Depois de 18 meses desafiantes, todos os olhos estão voltados para Tóquio na próxima semana, quando os Jogos mais aguardados da história recente finalmente começarem; e a ‘Team Eurosport’ trabalhará arduamente para oferecer a melhor experiência olímpica aos nossos espetadores em toda a Europa.”
“A nossa missão para Tóquio 2020 é a de revelar o poder das Olimpíadas. Tecnologia inovadora e envolvente como ‘The Cube’ é uma das maneiras pelas quais o Eurosport permitirá que o público faça essa jornada connosco. ‘The Cube’ será uma parte significativa do que torna a nossa cobertura única, juntamente com um grupo incomparável de estrelas do desporto e especialistas, nos nossos principais mercados.”
“Como Casa dos Jogos Olímpicos na Europa, temos ampliado a emoção e expectativa com uma variedade impressionante de conteúdos no programa ‘Road to Tokyo’; e em Tóquio iremos transmitir todos os momentos imperdíveis de todos os desportos durante os Jogos para que os fãs possam criar uma experiência personalizada de Tóquio 2020, em direto e on-demand.”
O novo hino olímpico ‘on-air’ criado pelo compositor vencedor de um Oscar Steven Price aparece na última ‘promo’ antes dos Jogos, que visa dar aos espetadores uma compreensão da cobertura do Eurosport antes e durante os jogos de Tóquio 2020.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começam oficialmente com a Cerimónia de Abertura na sexta-feira, 23 de julho, e serão transmitidos pelo discovery +, Eurosport e a App do Eurosport em 50 mercados na Europa.
Jogos Olímpicos
Eurosport estreia série 'Equipa Portugal'
03/05/2021 AT 21:14
Jogos Olímpicos
Parceria entre Discovery e SNAP quer ligar Jogos Olímpicos a públicos mais jovens
11/02/2021 AT 15:01