Ao longo da história, os Jogos Olímpicos têm reunido fãs de desporto de todos os cantos do mundo, convertendo-se num símbolo de união da Humanidade. Este ano, mais do que nunca, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão lembrados como o maior evento de unidade global na sequência da difícil situação que o planeta tem vivido recentemente. Após meses de incerteza, milhares de atletas de todo o mundo vão finalmente brilhar no verão desportivo mais antecipado de sempre, simbolizando a esperança, a paixão e resiliência.
O Discovery orgulha-se de ser ‘A Casa dos Jogos Olímpicos’ na Europa e de transmitir essas mensagens de união a todos os fãs de desporto em Portugal através do Eurosport. Detentor dos direitos de transmissão também para os Jogos Olímpicos de Pequim 2022 e Paris 2024, o Eurosport dá início à aventura olímpica em Tóquio este ano com a maior cobertura e distribuição através dos seus canais de televisão e plataformas digitais.
Para satisfazer o entusiasmo dos fãs, o Eurosport permite que aproveite cada segundo dos Jogos Olímpicos e oferece a melhor experiência olímpica para não perder um único momento do que acontece em Tóquio: todas as medalhas, as notícias de última hora e todos os momentos memoráveis, incluindo as cerimónias de Abertura e Encerramento do evento, serão vividas no Eurosport.
Jogos Olímpicos
Eurosport quer surpreender os fãs com tecnologia melhorada em Tóquio'2020
14/07/2021 AT 14:21
São mais de 3.500 horas de cobertura olímpica ao serviço dos fãs através dos canais e plataformas Eurosport, tendo a experiência, a inovação e a proximidade como elementos-chave da programação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Tóquio 2020
46 Desportos
+ de 3.500 horas de cobertura
Os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 serão únicos em todos os sentidos. O evento vai bater o recorde de número de competições: 46 desportos estarão representados num total de 339 provas. Para além disso, 5 novos desportos farão parte do programa olímpico desta edição: Karaté, Escalada, Surf, Skate e Basebol. A cerimónia de Abertura será no dia 23 de julho, mas os primeiros jogos de futebol e softball serão disputados dois dias antes.
A igualdade de género será igualmente uma característica fundamental de Tóquio 2020, e pela primeira vez na história, cada nação terá um homem e uma mulher como porta-estandartes. Para além disso, haverá 9 novas competições mistas: judo, triatlo, atletismo, tiro com arco, tiro, ténis de mesa e natação.
Numa altura em que o público de praticamente todo o mundo irá acompanhar este grande evento olímpico nas suas casas, o Eurosport aposta numa cobertura ambiciosa em que a tecnologia estará a serviço do desporto para aproximar os fãs dos seus heróis. É por isso que ‘The Cube’ está de volta, o estúdio de televisão de realidade virtual aumentada que cria um ambiente totalmente interativo e que permite que a análise de um ecrã normal se transforme numa experiência imersiva. 'The Cube' foi usado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, antes de ser otimizado para cobertura dos últimos torneios de ‘Grand Slam’ de ténis.
CONEXÃO CULTURAL
Para além de oferecer uma nova edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020 o Eurosport converte-se num verdadeiro conector cultural. Através da marca Eurosport Tokyo 2020, o Discovery e o Eurosport criaram uma identidade visual única com uma iconografia desportiva impressionante para mostrar e conectar o desporto e a cultura.
IDENTIDADE VISUAL
O Discovery e o Eurosport apresentam uma nova e inovadora identidade visual para estes Jogos Olímpicos a nível internacional que une as culturas ocidental e oriental através da iconografia manga. Os livros manga são transversais a várias gerações e uma forte marca da identidade cultural japonesa que influenciou muitas obras de arte.
Com um design versátil aliado à necessidade de construir uma história comum em torno dos desportos presentes em Tóquio 2020, o Eurosport inspirou-se nesta cultura manga, que se enquadra perfeitamente no desporto, reforçando a sua intensidade e as suas emoções. Essa identidade gráfica reinterpreta os seus códigos e aplica-os a um novo tipo de letra, às cores, a uma nova série de pictogramas e kaomojis animados. Esta identidade versátil e dinâmica estará presente em todas as plataformas e canais Eurosport.
IDENTIDADE SONORA
Para além dos elementos gráficos, o Eurosport inaugura também uma nova identidade sonora que será utilizada em toda a programação olímpica até 2024. Apresentado por ocasião dos 100 Dias para Tóquio, este novo hino foi produzido exclusivamente para a cobertura olímpica do Eurosport. O compositor vencedor do Oscar Steven Price - autor, entre outras grandes obras, da banda sonora de 'Gravity' - colaborou com a Orquestra Sinfónica de Londres, reconhecida como a melhor orquestra de bandas sonoras do mundo, para gravar o novo hino de quatro minutos de duração nos famosos estúdios de Abbey Road.
Com um fundo de percussão, este hino ilustra todas as emoções dos atletas e dos fãs no seu caminho para os Jogos Olímpicos. O hino começa com uma passagem em piano que antecipa a chegada do evento mais importante do mundo. O ritmo aumenta à medida que avança para a competição com o grande crescendo final.
A cobertura dos Jogos Olímpicos do Eurosport tem como objetivo aproximar os fãs de seus ídolos mais do que nunca. A partir do estúdio 'The Cube', o Eurosport está no coração dos Jogos juntamente com todos os atletas que participam neste novo evento olímpico.
Estúdio de realidade virtual aumentada
● IOC Golden Ring 2018 na categoria de "Melhor Inovação" nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018
● Prémio Innovation Award 2018 na categoria "Criação de Conteúdos"
● International Sports Convention Award 2020 na categoria "Solução de Transmissão mais Inovadora".
‘COBERTURA DIGITAL’
CADA SEGUNDO, EM QUALQUER ECRÃ
Os Jogos Olímpicos de Tóquio estarão igualmente disponíveis em Eurosport.com e na App do Eurosport, acessível a partir de qualquer ecrã que esteja conectado à internet. E para não perder absolutamente nenhum momento, o Eurosport vai disponibilizar 57 sinais adicionais sem anúncios e com a escolha de idiomas de áudio para acompanhar toda a competição em simultâneo.
● Toda a competição olímpica
● Onde quiser
● Quando quiser
● Em qualquer lugar
● Em qualquer ecrã
'CONTEÚDO DIGITAL'
● Atualidade olímpica 24 horas por dia, 7 dias por semana
● As últimas notícias
● Todos os vídeos
● Melhores momentos nas nossas redes sociais!
Para completar a experiência olímpica, o Eurosport.com oferece acesso ilimitado para que os fãs não percam nenhum momento da competição, seguindo cada segundo, como e quando quiserem. Os melhores resumos em vídeo de todos os eventos olímpicos, atualização do calendário e do quadro de medalhas em tempo real com todos os resultados oficiais, os momentos curiosos de cada dia, a entrega de medalhas e vídeos exclusivos de cada dia de competição.
Para melhor compreender e desfrutar do desporto, nada melhor do que contar com alguém que o domina na perfeição para partilhar os seus conhecimentos. Com esse objetivo em mente, o Eurosport reforçou a sua equipa com os melhores especialistas olímpicos para contar e transmitir toda a ação durante estes Jogos. Ao todo são 148 profissionais, antigos atletas e apresentadores, que vão liderar as transmissões. Uma equipa de estrelas que reúne um total de 92 medalhas olímpicas e paralímpicas. A lista inclui nomes como os de Alberto Contador (Ciclismo), Roberta Vinci (Ténis), Jani Sievinen (Natação), Greg Rutherford (Atletismo), Carolina Kluft (Atletismo), Sir Bradley Wiggins (Ciclismo), Rossano Galtarossa (Remo), Alain Bernard (Natação), Sarah Bro (Natação), Thomas Rupprath (Natação), Soren Hansen (Golfe), Teemu Rannikko (Basquetebol), Alex Corretja (Ténis), Fabian Hambuchen (Ginástica), Jo Rowsell (Ciclismo), Riccardo Magrini (Ciclismo), Adam Korol (Remo), Lydia Valentin (Halterofilismo).
Jogos Olímpicos
Eurosport estreia série 'Equipa Portugal'
03/05/2021 AT 21:14
Jogos Olímpicos
Parceria entre Discovery e SNAP quer ligar Jogos Olímpicos a públicos mais jovens
11/02/2021 AT 15:01