Nos carros, A Mini vai voltar a ganhar e Nasser não dará hipóteses, até porque o terreno parece favorecer o qatari, tal como favorecerá o local Orlando Terrenova, que joga quase sempre em casa. De Villiers voltará a ser o melhor Toyota, mesmo se Al-Rajhi possa ser o mais rápido das Hilux oficiais. A Peugeot estará melhor, mas não chegará para o pódio. Aposto na fiabilidade do Buggy “Zebra” e do Mitsubishi ASX que pode dar mais um top 10 (o 12.) a Carlos Sousa. Sheldon Creed vai brilhar e chegar ao fim para surpresa de muitos.
CARROS: 1. Al-Attiyah; 2. Terranova; 3. De Villiers; 4. Peterhansel; 5. Sainz; 6. Roma; 7. Chicherit; 8. Hirvonen; 9. SOUSA; 10. Creed.
Nas duas rodas, sei que vou ser crucificado (e desejo muito perder a aposta), mas não acredito que a KTM passe ao lado da vitória, mesmo sem Despres e Coma. Mais ainda, numa edição com duas etapas maratona, uma delas onde nem é possível tocar nas motos. Toby Price ou Matthias Walkner? No ano passado o australiano foi mais regular e o austríaco mais veloz. Este ano, aposto mais no novo campeão do mundo. É o meu candidato ao triunfo, num pódio onde vão estar dois portugueses, com Paulo Gonçalves a repetir 2015 e Hélder Rodrigues a precisar de entrar ao ataque, ao contrário do que lhe é habitual. Barreda vai voltar a fazer das suas e logo na primeira semana. Quanto às Husqvarna, se Quintanilla começar em força, não sei como evitar que Ruben Faria faça de lugar-tenente. Uma aposta pessoal – boas provas de Pain e Brabec, com Svitko a voltar a ser o melhor privado.
Rally Raid
Dakar diariamente no Eurosport
30/12/2020 AT 17:24
MOTOS: 1. Walkner; 2. GONÇALVES; 3. RODRIGUES; 4. Price; 5. Pain; 6. Quintanilla; 7. Pizzolito; 8. Brabec; 9. Casteu; 10. Svitko.
Nos quads, com o regresso dos Patronelli e tantos dias na Argentina, não sei como evitar a vitória de um deles. Atirei moeda ao ar e deu Alejandro para o quinto triunfo dos irmãos. O teenager Jeremias Ferioli pode ser o outsider. Sonik vai fazer tudo para bater os argentinos e acabará por ficar pelo caminho.
QUADS: 1. A. Patronelli; 2. M. Patronelli; 3. Ferioli; 4. Casale; 5.Bonetto.
Os pesos-pesados são um desafio enorme para prognósticos, para mais havendo os quatro últimos ex-vencedores à partida. A Kamaz é outra vez a minha favorita e no duelo dos jovens leões russos, Nikolaev irá mostrar porque todos acreditam ser ele o novo Chagin. Desta feita, será Mardeev a não aguentar a pressão. De Rooy vai dar tudo e perder até para... Loprais no duelo Iveco. Na luta dos “outros”, curioso de ver o que vale o Renault de Van den Brink, mas será o MAN de Stacey a fechar o Top 5, batendo também os muito fiáveis MAZ, a quem vai faltar o Atacama para brilharem mais alto.
CAMIÕES: 1. Nikolaev; 2. Karginov; 3. Loprais; 4. De Rooy; 5. Stacey.
Rally Raid
Um Dakar das Arábias com 11 portugueses para acompanhar no Eurosport de 5 a 17 de janeiro
30/12/2019 AT 16:13
Rally Raid
Guia do Dakar - Carros
06/01/2019 AT 19:57