A 10ª tirada do rali Dakar, que ligou Belén a La Rioja, na Argentina, trouxe, de novo, uma reviravolta na classificação geral dos carros. O dia ficou marcado por inúmeros incidentes, que afetaram alguns dos pilotos mais bem classificados. Carlos Sainz, que tinha terminado a 9ª etapa no primeiro lugar da classificação geral, foi obrigado a abandonar devido a problemas na caixa de velocidades do seu Peugeot, ao passo que Nasser Al-Attiyah, da Mini, capotou logo nos primeiros quilómetros e perdeu mais de 52 minutos.
Quem aproveitou foi Stephane Peterhansel. O piloto francês venceu a tirada com mais 5 minutos e 40 segundos de vantagem relativamente a Cyril Despres (Peugeot), o segundo mais rápido.
Peterhansel é assim o novo líder da geral. O piloto gaulês, que está a participar no Dakar pela 27ª vez, tendo vencido a prova por 11 vezes (6 nas motos e 5 nos carros), tem agora uma hora de vantagem relativamente ao qatari Nasser Al-Attiyah, que venceu o Dakar em 2015, e está cada vez mais perto da 12ª vitória.
Rally Raid
Dakar diariamente no Eurosport
30/12/2020 AT 17:24
Toby Price aguenta pressão de Svitko
Nas motas a vitória sorriu a Stefan Svitko. O eslovaco da KTM foi o mais rápido nos 278 quilómetros da especial, terminando com o tempo total de 3 horas, 47 minutos e 23 segundos. Toby Price foi o terceiro mais rápido, atrás de Svitko e Kevin Benavides, mas mantém a liderança da classificação geral. O piloto australiano tem 23 minutos e 12 de vantagem relativamente ao vencedor da etapa desta quarta-feira.
O português Paulo Gonçalves, que na 9ª etapa tinha sido sofrido um problema no radiador (ainda assim, não necessitou de mudar de motor), chegou na 4ª posição, a 6 minutos e 1 segundo de Stefan Svitko, e mantém a 3ª posição da classificação geral.
Hélder Rodrigues foi sétimo na etapa desta quarta-feira e segue em igual posição na geral, ao passo que Mário Patrão (KTM) terminou na 19ª posição e subiu ao 15.º posto.
Rally Raid
Um Dakar das Arábias com 11 portugueses para acompanhar no Eurosport de 5 a 17 de janeiro
30/12/2019 AT 16:13
Rally Raid
Guia do Dakar - Carros
06/01/2019 AT 19:57