A Discovery Sports Events e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) uniram-se para revelar os projetos para o futuro do mundo do Speedway, bem como as novidades da competição para a próxima temporada. A marca do grupo Discovery dedicada à gestão de eventos desportivos internacionais será a promotora oficial desta modalidade durante os próximos 10 anos, conforme anunciado no ano passado em comunicado conjunto com o órgão regulador do motociclismo desportivo, dando a conhecer a nova identidade da marca da competição, bem como os detalhes da nova temporada que terá início em 2022.
A principal novidade revelada pela Discovery Sports Events e pela FIM foi a unificação, a partir de 2022, de todas as categorias sob uma nova designada SGP, que inclui o SGP (FIM Speedway Grand Prix), o SGP2 (F FIM Speedway U21 World Championship), o SGP3 (FIM Speedway U16 World Championship) e um novo SGP4 de nível internacional. No calendário não faltarão outras grandes competições como o SON (FIM Speedway of Nations) e o SWC (FIM Speedway World Cup), que está de volta em 2023 pela primeira vez desde a sua última edição em 2017.
Com este acordo pretende-se dar a conhecer o Speedway a um público mais amplo e conseguir um crescimento a longo prazo desta modalidade de desporto motorizado, tendo como principais prioridades:
● Aproximar os fãs das melhores histórias deste desporto ao longo de todo o ano tendo os pilotos como grandes protagonistas.
● Aumentar o alcance da competição a nível internacional, ampliando a distribuição deste desporto tanto em televisão como em plataformas digitais
● Melhorar a experiência do próprio evento e também através dos ecrãs para criar uma comunidade de fãs que desfrutam de uma experiência total
● Ampliar o alcance do Speedway através de novos eventos numa temporada com mais provas
● Alcançar um público mais jovem na busca pelos campeões do futuro
NOVO FORMATO SGP E CALENDÁRIO OFICIAL PARA 2022
A partir do próximo ano, o calendário da nova e ampliada temporada SGP inclui até 13 jornadas em 2 continentes, com 15 pilotos permanentes e uma inscrição local ‘joker’ por sede. Para melhorar o dinamismo e desenvolvimento da modalidade, e potenciar a experiência dos fãs, toda a ação da competição é concentrada num único dia. O novo formato de corrida de 20 mangas, 2 semifinais e 1 final acontece a cada sábado à noite. Os treinos e qualificação que normalmente decorriam na sexta-feira anterior à corrida, decorrem no mesmo sábado à tarde para oferecer 24 horas de puro motociclismo.
O novo calendário de 2022 permite que o Speedway tenha uma presença contínua ao longo da temporada para reunir as melhores histórias em torno deste desporto, para além de promover uma maior exposição mediática de cada categoria. A temporada de 2022 vai ser discutida entre abril e novembro e inclui a realização de três eventos SGP2 (maio, julho e outubro), um evento SGP3 (agosto) e uma semana extra em julho, na qual os fãs podem desfrutar alternadamente do SON e da SWC em pleno verão.
APOSTA NA INOVAÇÃO
A nova temporada de 2022 conta com um amplo leque de novidades para melhorar a experiência dos fãs - tanto nos locais de realização das corridas como na experiência audiovisual - e aproximá-los ainda mais de toda a ação da competição. A produção do próprio evento e a cobertura televisiva vão contar com:
● Novas boxes
● Palcos centrais no coração de cada corrida
● Estúdios de televisão
● Novas ‘Fan Zones’ SGP para o público
● Uma app para seguir o Speedway em qualquer lugar
Calendário oficial
Na apresentação realizada este fim de semana por ocasião do Grand Prix FIM de Velocidade da Polónia 2021 em Ewinner Torun, o presidente da FIM, Jorge Viegas, afirmou: “Depois de mais de 20 anos com a BSI, gostaria de aproveitar esta oportunidade para lhes agradecer o profissionalismo, cooperação e amizade. Olhando para o futuro, gostaria de dar as boas-vindas à Discovery Sports Events como a nova promotora do FIM Speedway Grand Prix. Esta união é baseada no crescimento a longo prazo com um novo promotor que nos apresentou uma nova visão para desenvolver esta modalidade espectacular ao longo da próxima década. O Speedway tem um enorme potencial de crescimento, não só para atrair uma nova geração de pilotos, mas acima de tudo para chegar a novos territórios fora da Europa. Desejo tudo de bom a todas as partes envolvidas nesta nova jornada e posso garantir que a FIM continuará a trabalhar em estreita colaboração com a Discovery.”
François Ribeiro, Diretor da Discovery Sports Events: “Depois de 20 meses de preparativos, estamos muito felizes em iniciar a nossa jornada como promotores no âmbito da nova parceria de longo prazo da Discovery Sports Events com a FIM. O Speedway tem boas fundações, uma grande base de fãs e vemos um potencial significativo de crescimento. Não mudaremos nada na natureza do desporto, mas o Speedway celebrará o seu centenário em 2023 com um formato incrivelmente moderno: compacto, espectacular, 100% atual e em horário nobre nas noites de sábado, algo único no desporto motorizado, para atrair fãs.”
“Pela primeira vez na sua história, o Speedway terá um único promotor internacional em todos os níveis, desde o júnior ao profissional. Tal como a Dorna e a FIM, fizeram um trabalho notável de construir o Moto 2 e o Moto 3 como uma fonte de talentos para o MotoGP, vamos trazer os campeonatos juniores SGP2 e SGP3 para a plataforma SGP para treinar os melhores jovens pilotos e construir o caminho para que se tornem profissionais. A Discovery Sports Events irá beneficiar do alcance global do Discovery para aumentar o público da competição através dos seus canais e plataformas digitais nos principais mercados de Speedway, como Reino Unido, Suécia, Dinamarca, Polónia e Alemanha. Queremos multiplicar por cinco a audiência atual da competição nos próximos três anos.”
TONY RICKARDSSON, NOVA EMBAIXADOR DA COMPETIÇÃO
Durante a apresentação oficial, a FIM e a Discovery Sports Events anunciaram a chegada da lenda do Speedway Tony Rickardsson como o primeiro Embaixador do SGP. O seis vezes campeão mundial FIM SGP e piloto de Speedway mais bem-sucedido da história vai partilhar toda a sua experiência para apoiar o crescimento da modalidade. Rickardsson vai ficar responsável por aconselhar a Discovery Sports Events e prestar apoio em todas as facetas do desporto, desde o SGP no nível profissional até às categorias mais baixas, apostando em jovens talentos e, assim, desenvolvendo as carreiras profissionais de futuros campeões.
Lenda do Speedway Tony Rickardsson: “É um prazer poder retribuir ao Speedway tudo o que me deu e apoiar a Discovery Sports Events na sua nova função de promotora desta modalidade. O meu objetivo é facilitar o acesso ao Speedway a jovens pilotos e tornar o SGP ainda mais notável. Colocarei a minha experiência, a minha energia e o meu entusiasmo ao serviço da organização e estou ansioso por levar o Speedway a uma nova era dourada.”
A Taça do Mundo de 2023 realiza-se durante 5 dias consecutivos, de terça-feira, 25 de julho a sábado, 29 de julho, no Marian Rose Motoarena em Torun, na Polónia, e junta as 8 nações melhor classificadas em 20 mangas por dia em 4 dias de corridas: Evento 1, Evento 2, Evento de desempate e o Evento final para determinar os novos Campeões do Mundo FIM. As seleções nacionais são compostas por 4 pilotos seniores e 1 piloto substituto sub-21. O evento serve também para divulgar a próxima geração de pilotos que vão entrar em pista com a Discovery Sports Events e a FIM organizando uma corrida de base, que acontece numa tarde de sábado, como parte da nova categoria FIM Speedway Grand (SGP4), que fornece a plataforma necessária para que os jovens talentos progridam nas suas carreiras desportivas.
A Polónia está intimamente relacionada com a FIM World Cup of Speed, tendo conquistado o maior número de títulos SWC da história (8), incluindo os dois anteriores realizados em 2017 e 2016.
DISCOVERY E FIM: PARCERIA DE LONGO PRAZO
Em outubro de 2020, a FIM e a Discovery anunciaram uma parceria de longo prazo na qual a Discovery Sports Events se converte na promotora dos eventos da FIM Speedway a nível mundial durante os próximos 10 anos. O novo acordo começa em 2022 e surge da parceria existente entre as duas organizações para a promoção do Campeonato Mundial de Resistência da FIM (EWC) desde 2015.
A Discovery Sports Events possui uma vasta experiência na promoção de desportos motorizados e conta com o prestígio e grandeza da marca Discovery para o desenvolvimento e crescimento do Speedway em todo o mundo. Vai supervisionar todos os aspeCtos operacionais e comerciais, incluindo a gestão e distribuição dos direitos multiplataforma, a produção das transmissões, a estratégia de direitos de patrocínio e todo o conjunto de atividades de ‘marketing’, ‘branding’ e de promoção. Trabalhará também com os organizadores locais para promover e maximizar a venda de bilhetes, convites e a participação dos próprios fãs.
Em setembro de 2021, a Discovery Sports Events apresentou-se como a nova marca corporativa que representa o ramo de promoção global e gestão de eventos do Discovery, anteriormente conhecida como Eurosport Events. Conta com 15 anos de experiência na promoção e no desenvolvimento de algumas das competições de automobilismo mais populares do mundo, incluindo o WTCR (FIA World Touring Car Cup) e o PURE ETCR, o primeiro campeonato de carros de turismo totalmente elétricos do mundo.
A partir de 2023, também vai promover o inovador FIA Electric GT Championship, uma nova plataforma de longo prazo para os fabricantes exibirem os seus protótipos mais icónicos em GT’s com tecnologia de ponta incorporada. Como parte do Discovery, o promotor também tem a capacidade de alavancar o alcance e a profundidade das plataformas, canais e marcas do grupo em todo o mundo para aumentar a visibilidade e o conhecimento da modalidade para novos públicos a nível mundial.