A Eurosport Events, referência na promoção e organização de eventos desportivos de nível mundial, deu mais um passo em direção a um futuro de baixas emissões de carbono no mundo do desporto motorizado ao aderir ao programa das Nações Unidas para o Desporto e para a Ação Climática (UNFCCC).
Como um dos signatários deste programa, a promotora do PURE ETCR - o primeiro campeonato de carros de turismo totalmente elétricos - trabalhará em conjunto com todos os envolvidos na competição para se comprometerem a alcançar e apoiar os objetivos globais em termos de luta contra as alterações climáticas.
Esta iniciativa das Nações Unidas convida as organizações desportivas a reconhecer a contribuição do setor desportivo e a sua responsabilidade na luta para travar as alterações climáticas.
Para além de promover a eletrificação do mundo do automobilismo com a criação do PURE ETCR, a Eurosport Events, que faz parte da Discovery, Inc., promove mais de 30 eventos desportivos e outros cinco campeonatos em todo o mundo. O PURE ETCR será o carro-pioneiro neste claro compromisso ecológico da Eurosport Events. Promete aumentar a visibilidade da eletromobilidade e fornecer uma plataforma global para as principais marcas mudarem a perspetiva dos carros elétricos por uma que os considere atraentes, divertidos e desejáveis.
Patrícia Espinosa, Secretária Executiva da UNFCCC, no ato de apresentação deste projeto ecológico explicou que as diferentes organizações desportivas e os próprios atletas encontram-se numa posição ideal da corrida para travar as alterações climáticas ‘porque o desporto é capaz de chegar a todos os setores da sociedade.’
A Eurosport Events está confiante que seu compromisso irá inspirar fãs e instituições a aumentarem a sua ambição e esforço para travar o aquecimento global.
François Ribeiro, Responsável da Eurosport Events: ‘É um dia de grande orgulho para nós como organização e uma enorme declaração em termos de compromissos ambientais para o futuro. A Eurosport Events promove atualmente mais de 30 grandes eventos e 5 campeonatos em todo o mundo -incluindo o PURE ETCR-, portanto, ao assumir este compromisso com a iniciativa de Desporto e Ação Climática da UNFCCC, reconhecendo o impacto do desporto nas alterações climáticas, pretendemos reduzir nosso próprio impacto junto com todos os outros colaboradores em todo o mundo. Esta é uma corrida que podemos e devemos vencer para tentar ajudar a reduzir a influência das alterações climáticas.’
Como exemplo claro deste compromisso, a temporada inaugural do PURE ETCR em 2021 apresentará várias medidas notáveis ​​para reduzir as emissões nocivas, incluindo o uso de um pneu para todo os tipos de condições meteorológicas, graças à Goodyear. Este desenvolvimento significa produzir e transportar menos e o impacto ambiental negativo também será reduzido.
Esta nova competição tem uma política específica e rigorosa em relação ao transporte marítimo cem vezes menos prejudicial do que o aéreo, graças a um meticuloso esforço da Eurosport Events na construção de um calendário à medida. Além disso é utilizada eletricidade descarbonizada graças a geradores de hidrogénio no processo de carregamento de cada carro.
Em linha com os cinco princípios fundamentais incorporados na estrutura da ONU e os acordos de Paris de 2016, a Eurosport Event esforçar-se-á para:
1. Promover uma maior responsabilidade ambiental
2. Reduzir o impacto climático do desporto
3. Uso das suas plataformas para educar na luta contra as alterações climáticas
4. Promover o consumo sustentável e responsável
5. Defesa da luta climática e nas suas comunicações
Em termos gerais, RISE- a iniciativa global da Discovery para reduzir a desigualdade e apoiar o empoderamento das populações mais desfavorecidas em todo o mundo - aborda a mobilidade social por meio do acesso às necessidades mais básicas dos seres humanos. Impulsionada pela sua parceria com a Save The Children e outras instituições de solidariedade, RISE apoia mais de 10 milhões de pessoas necessitadas em 22 países. Essa iniciativa generalizou-se a partir do início de 2020 devido aos diversos problemas que favorecem a desigualdade, como a injustiça racial e a crise de COVID-19.